terça-feira, 28 de junho de 2011

Atividade 1.6 Webquest sobre projetos de aprendizagem

PESQUISA REALIZADA SOBRE WEBQUEST


É uma Ferramenta Para o Professor Criativo. É uma metodologia de pesquisa na Internet, voltada para o processo educacional, estimulando a pesquisa e o pensamento crítico. É um modelo extremamente simples e rico para dimensionar usos educacionais da Web, com fundamento em aprendizagem cooperativa e processos investigativos na construção do saber, engajando os alunos e os professores num uso da Internet voltado para o processo educacional, estimulando a pesquisa, o pensamento crítico, o desenvolvimento dos professores etc.
Uma WebQuest parte da definição de um tema e objetivos por parte do professor, uma pesquisa inicial oferecendo uma variedade de links selecionados acerca do assunto, para consulta orientada dos alunos. Estes devem ter uma tarefa, que norteie a pesquisa. As WebQuests fornecem a aprendizagem ativa em que o objetivo é a aquisição e integração do conhecimento. Através das atividades nas WebQuest o aluno lidará com uma quantidade significativa de novas informações, interpretando-as por síntese e análise e finalmente, transformando-as em conhecimentos.WebQuests tornam-se atraentes quando se pode compartilhar entre professores, são atualizadas constantemente e pode ser usada de um ano para outro, o tempo não irá interferir nas atividades oferecidas pelos educadores.
Os elementos básicos de um WebQuest são:

• Uma introdução, que fornece informações básicas para despertar o interesse dos alunos pela tarefa;

• Uma tarefa interessante;

• Processo (ou etapas) envolvido para completar a tarefa;

• Os recursos a serem utilizados são basicamente da Internet, mas outros dados, como informações obtidas em bibliotecas, podem sem incluídas;

• Orientação e organização de informação e conclusão da tarefa:

• Conclusão (o que foi aprendido com sugestões para mais aprendizagem);

• Autores

• Referências Bibliográficas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário