sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Atividade 3.5 Conceito de currículo e o processo de integração de tecnologias ao currículo.

O currículo é um projeto que propõe um plano de ações que almeja direcionar os conteúdos que proporcionaram informações para o processo de aprendizagem dos alunos. Alguns conteúdos estão explícitos e outros estão subentendidos, pois complementam a linha de compreensão dos mesmos. Trata-se de um conhecimento socialmente organizado, resultantes de uma seleção de conteúdos, com objetivos de que o aluno alcance determinados resultados, porém o conceito de currículo vai mais além da grade curricular e envolve toda a escola, a vida dos alunos, os acontecimentos locais e globais que interferem no sistema da sociedade.
O conteúdo trabalhado no projeto que desenvolvemos está contemplado no currículo. Todavia, acreditamos que todas as atividades desenvolvidas associadas com o uso da tecnologia são as mais variadas possíveis, como, proporcionar o registro digital das produções dos alunos, criando condições para que seja possível identificar as dificuldades e os avanços dos mesmos, reconhecer o que foi trabalhado do currículo prescrito, fazendo o aluno refletir sobre a sua produção, assim avançando nas normas curriculares,favorecendo o desenvolvimento do aprendizagem dos alunos, pois a tecnologia é um recurso muito presente na vida dos mesmos, aumentando a participação e o interesse deles . Para integrar as tecnologias ao currículo é necessário capacitar os professores, criar laboratórios de informática e conscientizar educadores da necessidade de integrar os recursos tecnológicos como instrumentos de trabalho numa perspectiva de melhorar a qualidade do ensino ministrado.

Atividade Postada no Diário de Bordo - O Conceito de Currículo.


O currículo caracterizava-se pelo modo próprio de ser de cada escola, pelo bom funcionamento de suas atividades e pela forma padronizada de se trabalhar com a educação e com seus pacientes mais imediatos: os alunos. Dessa forma, se a estrutura planejada no início do ano, a que foi estabelecida no projeto político pedagógico de cada escola, estivesse sendo rigorosamente obedecida, significava que o plano curricular estava sendo bem formado e coerentemente respeitado em suas determinações.

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