sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Atividade 3.3 Projetos de trabalho em sala de aula com a integração de tecnologias ao currículo.

Curso Aprendendo com as TICS.

Atividade 3.3 Projetos de trabalho em sala de aula com a integração de tecnologias ao currículo.

Cursista: Alice da Silva Saran

Tutora: Alesandra Aparecida de Melo Ribeiro



PROJETO: Energia Elétrica “Energia: Se ligue nessa ideia”

Público Alvo: Alunos do 5º ano C da Escola Municipal Arthur Hoffig e Comunidade escolar (docentes, discentes, funcionários da Unidade Escolar e familiares).

Tempo estimado: Um período de três meses para o desenvolvimento do projeto .

JUSTIFICATIVA:

O projeto será desenvolvido com professores, funcionários, alunos e seus familiares.
A proposta do projeto envolve atividades e ações que levem a reflexão sobre o consumo consciente de energia elétrica, propondo mudanças de hábito de todos os envolvidos, de modo que essas mudanças levem à redução do consumo e a importância em mantê-lo reduzido, assim como, à capacitação de multiplicadores para a economia de energia não só na escola, mas também em suas casas, lembrando que não basta só apagar a luz, mas desenvolver ações mais amplas.

OBJETIVO:

Aprender sobre o uso e consumo de energia, principalmente eletricidade. Perceber possíveis implicações do desperdício de energia, inclusive em termos de bem-estar e saúde humanos.
Despertar a consciência em todos os envolvidos da necessidade de economizarmos energia no planeta;
Levar a reflexão de que a energia move o mundo sob vários pontos de vista e que o princípio de conservação da energia, a redução do consumo e dos impactos ambientais são de fundamental importância tanto para a sociedade quanto para a comunidade escolar;
Estimular os envolvidos a pensar de onde vem a energia que alimenta lâmpadas, faz chuveiro esquentar etc.
Falar de energia vinculando o tema a outras questões ambientais.
Trabalhar o tema não somente relacionando-o a ações do cotidiano, mas falar de energia em termos nacionais e globais.
Combater o desperdício de energia elétrica na escola, e posteriormente nas residências dos envolvidos.



PLANO DE AÇÃO E METODOLOGIA:

É importante estudar o tema, não abordando superficialmente, mas informando, esclarecendo, pesquisando, de maneira que as ações saiam do simplesmente “apague a luz para não gastar energia”.
Sendo assim, o primeiro passo é fazer um levantamento do consumo de energia, que será feito pela equipe responsável pelo projeto, com o objetivo de ao final com as mudanças promovidas por ele, compará-lo a uma segunda pesquisa, avaliando o resultado alcançado.
O próximo passo é o desenvolvimento de ações pedagógicas de informação e conscientização, que levem ao consumo inteligente e sustentável da energia elétrica, sendo este trabalho ponto de partida para o que será desenvolvido posteriormente com alunos e seus familiares.
Para mobilizar a comunidade escolar e promover discussão e reflexão sobre o tema seguiremos as seguintes etapas:

1ª etapa

Inicie a atividade levantando os conhecimentos que os alunos já têm sobre o uso doméstico de energia, principalmente eletricidade. Peça que reflitam sobre a necessidade de equipamentos elétricos (TV, geladeira etc.) e pergunte quando o uso desse tipo de aparelho pode se transformar em desperdício. Comente que a produção mundial de energia elétrica tem crescido mais do que a população, indicando desperdício ou excesso de consumo.
Informação/sensibilização: Vídeo (desenho animado) “Kika: De Onde Vem a Energia Elétrica?”.
Explicações e discussões: De onde vem a energia, e que impactos ambientais seu mal uso pode causar.
Leitura de textos informativos: Energia Hidráulica, Os caminhos da energia, Cuidados com a energia, Consumo excessivo de energia e consequências, economia é dever de todos, dicas de economia de energia elétrica.
Confecção de cartazes. Fixar pela escola cartazes/lembretes informativos, com mensagens sobre o consumo consciente de energia elétrica.
Falar de energia vinculando o tema a outras questões ambientais. Palestra e discussão.

2ª etapa

Teste: “Fique Ligado”. Todos os envolvidos receberão uma pesquisa para testar seus hábitos pessoais de consumo de energia elétrica.
Sala de tecnologia: Os alunos farão o teste de cidadania Furnas e Planeta Sustentável sobre a energia e o meio ambiente.
Fazer coleta, registro e apresentação das sugestões de como mantê-lo ou reduzi-lo ainda mais o gasto de energia elétrica.
Peça que os alunos tragam de casa uma conta de energia elétrica recente e pergunte se eles sabem interpretar as informações contidas ali, como a quantidade total de energia consumida e o custo médio de cada quilowatt consumido. Oriente-os a refletir sobre as seguintes questões: 1) Será que o consumo de eletricidade é maior nas famílias mais numerosas ou nas famílias que possuem mais aparelhos elétricos?; 2) Há muita gente no mundo ou o consumo das pessoas é que está aumentando? Peça que pesquisem e elaborem uma lista com os aparelhos elétricos que a família tem em casa, assinalando aqueles que mais consomem energia (como indicado na tabela a seguir).

Equipamento Consumo (Kw/h)
Chuveiro 5
Condicionador de ar (10.000 BTU) 1
Ferro de passar 1,2
Geladeira 0,1
Lâmpada incandescente (100W) 0,1
Lavadora de roupa (7L) 0,2
Microcomputador 0,12
Micro-ondas 1

3ª etapa

Com base no resultados da pesquisa, pergunte o que os alunos acham que poderia ser feito para reduzir o consumo de eletricidade em suas casas.
RECURSOS
DVD, câmera fotográfica, data Show, microfone, caixa de som, computador, internet, vídeo, mural da escola, textos informativos da Elektro;

AVALIAÇÂO:

A avaliação será contínua e diagnóstica durante o desenvolvimento do projeto. Organize uma discussão final com os alunos. Peça que exponham as ideias iniciais que eles tinham sobre o assunto (consumo e desperdício de energia elétrica), confrontando-as com as conclusões obtidas durante a realização da atividade. Analise os aspectos, levando em conta os conhecimentos adquiridos e as relações estabelecidas pelos alunos. Como reflexão discutiremos a importância do tema abordado, os resultados alcançados, como continuar o trabalho com os alunos e como levá-lo a seus familiares. Vamos comparar as contas de energia dos alunos expondo se houve mudanças ou não, do perfil de consumo, assim como dos hábitos e uso da energia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário