terça-feira, 19 de julho de 2011

Atividade 2.8 Registro digital da experiência - o hipertexto

Curso: Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as Tics
Cursista: Alice da Silva Saran
Tutora: Alesandra Aparecida de Melo Ribeiro.

Atividade 2.8: Registro Digital da Experiência – o hipertexto.

O presente experimento foi desenvolvido na escola Estadual Adilson Alves da Silva, na sala do 3º ano do ensino Fundamental, formada por 29 alunos. A atividade contou também com a colaboração da professora Ana Maria e Ana Flavia professora da sala de Tecnologia. Durante o desenvolvimento da atividade os alunos recorreram bastante às professoras a fim de obter informações que os auxiliassem no desenvolvimento da atividade proposta.
Essa atividade pode reforçar o conteúdo desenvolvido em sala de aula, levando-os a perceberem que existem outras formas de se obter conhecimento além da sala de aula e da participação continua do professor. Tive a oportunidade de observar o envolvimento dos alunos nesta atividade, desde o momento em que foi proposto até a apresentação final. Sabemos que os nossos alunos conhecem sobre informática, mas no momento em que tiveram que produzir um hiperlink sentiram um pouco de dificuldade, o mais importante é que um aluno deu suporte ao outro, então percebi que vale a pena propor aos nossos alunos atividades diferenciadas, pois todos tem essa capacidade de interar do assunto e até mesmo trocar experiências com seus colegas....
O envolvimento das crianças e a forma prazerosa como foi desenvolvida a atividade facilitou a aprendizagem. Foi notável ver os alunos com tanto empenho executando cada um, suas tarefas. Realmente uma aula diferente aguça a atenção e o empenho do alunado. A aula foi bastante proveitosa.
Pontos a constar no registro descritivo do projeto:

1- Descrição do projeto com seus objetivos: o principal objetivo do projeto foi conscientizar sobre que os animais têm uma importante presença em seu mundo cotidiano (desenhos animados, histórias, jogos) e, além disso, possuem um importante caráter de identificação de suas vivências pessoais e sociais. Visando orientar os alunos e despertá-los para conhecer a vida dos animais. Que são seres vivos de muita importância para o Planeta Terra e também para a vida do homem.

2- Características da turma em que foi experimentado: concretizamos a atividade na turma do 3º ano do Ensino Fundamental como o apoio da professora Ana Maria e a professora da sala de Tecnologia Ana Flávia.

3- Descrição de como se desenvolveu: foi bem proveitoso. Os alunos já possuem o hábito de lidar com computadores, facilitando o manuseio e a participação.

4- Resultados obtidos: tenho certeza de que os resultados foram os melhores possíveis, assimilando o auxílio do computador e da internet para a realização da atividade proposta.

5- Conclusões: como professora, a atividade foi bem interessante, pois nos ajudou a integrar a tecnologia no dia-a-dia de sala de aula, favorecendo a evolução dos alunos no aprendizado;

6- Bibliografia: Video you tube ”O sitio do Seu Lobato”.


Letra da música: http://www.qdivertido.com.br/cantigas.php
Atividade feita pelos alunos. CLIQUE AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário