segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Atividade 4.5 Produzindo o relato multimídia do seu projeto pedagógico.

Atividade 4.4 Planejando a produção de um documento multimídia - relato do seu projeto pedagógico.

Atividade 4.3 Leitura,reflexão e discussão sobre mídia-educação

Os meios de comunicação são ótimos e eficazes, mas é preciso fazer uso correto dos mesmos nas escolas, famílias e instituições sociais, fazendo discussões e esclarecimentos sobre o papel importante da mídia. Para que haja um trabalho em cooperação o professor deve conhecer bem sua turma para planejar um projeto ou aula, em que deverá dar uma missão aos grupos. Esse projeto dará a oportunidade a todos terem uma visão geral do mesmo e também uma visão especifica, pois ali cada aluno terá que descobrir ou colocar em prática sua habilidade, além de aprender novas informações e possibilitar o trabalho em equipe. Esse trabalho desenvolverá também, a organização, análise e reflexão, autonomia, autoestima, desenvolver a criatividade e raciocínio para solução de problemas, entre outros e o principal, aprendizagem significativa com experiências diversas. Cada indivíduo, deve saber utilizar as mídias e ter um posicionamento diante delas, que possibilite e desenvolva sua autonomia, sabendo se posicionar diante dos mais diversos assuntos. As tecnologias são ferramentas, que o professor tem nas mãos para ampliar seus recursos, possibilitando assim, que o mesmo consiga juntamente com seus alunos uma aprendizagem de qualidade para todos. Portanto cabe ao professor uma mudança de postura diante dessas mídias educativas em função deste se tornar ainda mais importante, no momento em que passa a agir como orientador ou facilitador do processo aprendizagem.

Atividade 4.2 Navegando por vídeos e outras mídias.

Conhecendo Alguns Repositórios de Material Digital

Visitei alguns sites onde encontrei vídeos, arquivos de som e imagem educacionais.Com a proposta desta atividade realizei uma pesquisa virtual, descobrindo que uma diversidade de materiais em forma de vídeo, imagem e som. Nos sites visitados encontrei sugestões educativas e importantes para nós educadores, basta um simples clique nos links para viajar pelo mundo virtual. Lembrando que é sempre importante adicioná-los em favoritos ou tomar nota a parte para que seja facilmente encontrado em posteriores utilizações. É uma navegação rica, a hora passa e a gente

Portal do Professor: http//www.portaldoprofessor.mec.gov.br

Pode-se aprimorar a qualidade profissional do corpo docente com este site, o qual aborta diversos assuntos. E os produtos e objetos que mais me chamaram atenção foram: Espaço de aula, Jornal do professor, sugestões de aula e atividades para diversificar e inovar. Esta atividade me mostrou como o site é super interessante, dando a oportunidade de navegar e conhecer recursos como: vídeos, arquivo de áudio e animação. Podemos diversificar nossas aulas e criar novas propostas.

Alguns sites visitados:

http//www.converta.com.br

http//www.baixaki.com.br

http//www.portaldoprofessor.mec.gov.br

http://smartkids.com.br

http://discoverykidsbrasil.com.br

http://dominiopublico.gov.br

http://www.lerecompreender.com.br

http://www.atencaoprofessor.com.br

http://www.cineduc.org.br

http://www.kinema.art.br

http://rived.mec.gov.br

Acessei o site da TV Escola, assisti alguns vídeos e selecionei este para poder apresentar aos colegas com o objetivo de trocar idéias.

O AR POLUÍDO DAS CIDADES

Episódio da série AVISOS DA NATUREZA: LIÇÕES NÃO-APRENDIDAS, que mostra como algumas invenções e produtos muito utilizados no século XX trouxeram conseqüências negativas para a saúde do ser humano e para o equilíbrio do meio ambiente. Neste episódio, a poluição emitida pelas indústrias e dos danos causados à saúde no início da industrialização das cidades.
Faixa de Ensino: Fundamental; Médio

http://tvescola.mec.gov.br/index.php?&option=com_zoo&view=item&item_id=327

http://semed.manaus.am.gov.br/lancamento-do-simulado-on-line-prova-brasil/

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Atividade 4.1 Conhecendo objetos em multimídia.

Considerações dos vídeos assistidos.

Navegar pela internet e descobrir o acervo de conhecimento que existe a nossa disposição é um avanço enorme da tecnologia, sendo uma grande evolução do homem, pois, além das informações que podemos adquirir, interagimos e até contribuímos para o desenvolvimento do conteúdo.
A colaboração pode ser através de textos escritos, vídeos e outras mídias, e o incentivo fica bem maior quando assistimos aos vídeos: COIEDA uma produção do artista japonês Takagi Masakatsu, “Mystery GuitarMan”que reproduziu o tango “Por Una Cabeza”, de Carlos Gardel. Bloco do Passo Saltos no tempo e a entrevista do professor Lucas Ciavatta. Assim, percebi que são múltiplas as criatividades que podemos fazer com a multimídia, elaborando trabalhos com poucos materiais e sem muito custo. O vídeo – O passo – mostra a contribuição efetiva de cada membro. Os participantes da atividade precisam ter harmonia para que o som seja único, e para isso precisam de coordenação, motivação e muito treinamento. Com a sincronia entre os participantes, desenvolveu uma bela atividade que trouxe equilíbrio e trabalho em equipe. o trabalho realizado por esse professor e educador, nos mostra o quanto podemos inovar dentro da nossa prática educativa e a partir daí criar diversas situações, que viram de encontro com os nossos alunos.

Reflexão da entrevista do professor Lucas Ciavatta, maestro do grupo e criador do Método do Passo.

Após fazer a leitura da entrevista com Lucas Ciavatta na qual ele conta a história do Bloco do Passo. Ele quer mostrar para todas as pessoas que precisamos nos envolver uns com os outros. E que é necessário ter sintonia, autonomia, diálogo e confiança no nosso trabalho ou em qualquer tarefa que formos realizar no nosso cotidiano e que precisamos ir além de muito mais é necessário que acompanhemos os avanços da tecnologia para que possamos ser ousados Pois “quem aprende pode em seguida ensinar”. A tecnologia nos permite transformar o ensino e aprendizagem em que o professor ao mesmo tempo em que ensina aprende também, pois o nosso aluno desse novo tempo da informação traz consigo uma bagagem tecnológica que podemos e devemos aproveitar na prática pedagógica, alem de torná-lo um agente ativo e construtor na sistematização de novos conhecimentos, cabendo ao educador o papel de mediador nesse processo. A Atividade desenvolvida pelo professor Lucas leva nós a repensarmos a prática pedagógica. Ao usar a tecnologia para montar a atividade que pensou desenvolver com seus alunos. Acredito que na escola podemos propor as atividades para todos só que os tempos de aprendizagem nem sempre acontecem iguais, portanto é necessário respeitar as diferenças.







sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Atividade 3.5 Conceito de currículo e o processo de integração de tecnologias ao currículo.

O currículo é um projeto que propõe um plano de ações que almeja direcionar os conteúdos que proporcionaram informações para o processo de aprendizagem dos alunos. Alguns conteúdos estão explícitos e outros estão subentendidos, pois complementam a linha de compreensão dos mesmos. Trata-se de um conhecimento socialmente organizado, resultantes de uma seleção de conteúdos, com objetivos de que o aluno alcance determinados resultados, porém o conceito de currículo vai mais além da grade curricular e envolve toda a escola, a vida dos alunos, os acontecimentos locais e globais que interferem no sistema da sociedade.
O conteúdo trabalhado no projeto que desenvolvemos está contemplado no currículo. Todavia, acreditamos que todas as atividades desenvolvidas associadas com o uso da tecnologia são as mais variadas possíveis, como, proporcionar o registro digital das produções dos alunos, criando condições para que seja possível identificar as dificuldades e os avanços dos mesmos, reconhecer o que foi trabalhado do currículo prescrito, fazendo o aluno refletir sobre a sua produção, assim avançando nas normas curriculares,favorecendo o desenvolvimento do aprendizagem dos alunos, pois a tecnologia é um recurso muito presente na vida dos mesmos, aumentando a participação e o interesse deles . Para integrar as tecnologias ao currículo é necessário capacitar os professores, criar laboratórios de informática e conscientizar educadores da necessidade de integrar os recursos tecnológicos como instrumentos de trabalho numa perspectiva de melhorar a qualidade do ensino ministrado.

Atividade Postada no Diário de Bordo - O Conceito de Currículo.


O currículo caracterizava-se pelo modo próprio de ser de cada escola, pelo bom funcionamento de suas atividades e pela forma padronizada de se trabalhar com a educação e com seus pacientes mais imediatos: os alunos. Dessa forma, se a estrutura planejada no início do ano, a que foi estabelecida no projeto político pedagógico de cada escola, estivesse sendo rigorosamente obedecida, significava que o plano curricular estava sendo bem formado e coerentemente respeitado em suas determinações.

Atividade 3.4 Desenvolvimento de projetos de trabalho em sala de aula com a integração de tecnologias ao currículo.

Atividade 3.3 Projetos de trabalho em sala de aula com a integração de tecnologias ao currículo.

Curso Aprendendo com as TICS.

Atividade 3.3 Projetos de trabalho em sala de aula com a integração de tecnologias ao currículo.

Cursista: Alice da Silva Saran

Tutora: Alesandra Aparecida de Melo Ribeiro



PROJETO: Energia Elétrica “Energia: Se ligue nessa ideia”

Público Alvo: Alunos do 5º ano C da Escola Municipal Arthur Hoffig e Comunidade escolar (docentes, discentes, funcionários da Unidade Escolar e familiares).

Tempo estimado: Um período de três meses para o desenvolvimento do projeto .

JUSTIFICATIVA:

O projeto será desenvolvido com professores, funcionários, alunos e seus familiares.
A proposta do projeto envolve atividades e ações que levem a reflexão sobre o consumo consciente de energia elétrica, propondo mudanças de hábito de todos os envolvidos, de modo que essas mudanças levem à redução do consumo e a importância em mantê-lo reduzido, assim como, à capacitação de multiplicadores para a economia de energia não só na escola, mas também em suas casas, lembrando que não basta só apagar a luz, mas desenvolver ações mais amplas.

OBJETIVO:

Aprender sobre o uso e consumo de energia, principalmente eletricidade. Perceber possíveis implicações do desperdício de energia, inclusive em termos de bem-estar e saúde humanos.
Despertar a consciência em todos os envolvidos da necessidade de economizarmos energia no planeta;
Levar a reflexão de que a energia move o mundo sob vários pontos de vista e que o princípio de conservação da energia, a redução do consumo e dos impactos ambientais são de fundamental importância tanto para a sociedade quanto para a comunidade escolar;
Estimular os envolvidos a pensar de onde vem a energia que alimenta lâmpadas, faz chuveiro esquentar etc.
Falar de energia vinculando o tema a outras questões ambientais.
Trabalhar o tema não somente relacionando-o a ações do cotidiano, mas falar de energia em termos nacionais e globais.
Combater o desperdício de energia elétrica na escola, e posteriormente nas residências dos envolvidos.



PLANO DE AÇÃO E METODOLOGIA:

É importante estudar o tema, não abordando superficialmente, mas informando, esclarecendo, pesquisando, de maneira que as ações saiam do simplesmente “apague a luz para não gastar energia”.
Sendo assim, o primeiro passo é fazer um levantamento do consumo de energia, que será feito pela equipe responsável pelo projeto, com o objetivo de ao final com as mudanças promovidas por ele, compará-lo a uma segunda pesquisa, avaliando o resultado alcançado.
O próximo passo é o desenvolvimento de ações pedagógicas de informação e conscientização, que levem ao consumo inteligente e sustentável da energia elétrica, sendo este trabalho ponto de partida para o que será desenvolvido posteriormente com alunos e seus familiares.
Para mobilizar a comunidade escolar e promover discussão e reflexão sobre o tema seguiremos as seguintes etapas:

1ª etapa

Inicie a atividade levantando os conhecimentos que os alunos já têm sobre o uso doméstico de energia, principalmente eletricidade. Peça que reflitam sobre a necessidade de equipamentos elétricos (TV, geladeira etc.) e pergunte quando o uso desse tipo de aparelho pode se transformar em desperdício. Comente que a produção mundial de energia elétrica tem crescido mais do que a população, indicando desperdício ou excesso de consumo.
Informação/sensibilização: Vídeo (desenho animado) “Kika: De Onde Vem a Energia Elétrica?”.
Explicações e discussões: De onde vem a energia, e que impactos ambientais seu mal uso pode causar.
Leitura de textos informativos: Energia Hidráulica, Os caminhos da energia, Cuidados com a energia, Consumo excessivo de energia e consequências, economia é dever de todos, dicas de economia de energia elétrica.
Confecção de cartazes. Fixar pela escola cartazes/lembretes informativos, com mensagens sobre o consumo consciente de energia elétrica.
Falar de energia vinculando o tema a outras questões ambientais. Palestra e discussão.

2ª etapa

Teste: “Fique Ligado”. Todos os envolvidos receberão uma pesquisa para testar seus hábitos pessoais de consumo de energia elétrica.
Sala de tecnologia: Os alunos farão o teste de cidadania Furnas e Planeta Sustentável sobre a energia e o meio ambiente.
Fazer coleta, registro e apresentação das sugestões de como mantê-lo ou reduzi-lo ainda mais o gasto de energia elétrica.
Peça que os alunos tragam de casa uma conta de energia elétrica recente e pergunte se eles sabem interpretar as informações contidas ali, como a quantidade total de energia consumida e o custo médio de cada quilowatt consumido. Oriente-os a refletir sobre as seguintes questões: 1) Será que o consumo de eletricidade é maior nas famílias mais numerosas ou nas famílias que possuem mais aparelhos elétricos?; 2) Há muita gente no mundo ou o consumo das pessoas é que está aumentando? Peça que pesquisem e elaborem uma lista com os aparelhos elétricos que a família tem em casa, assinalando aqueles que mais consomem energia (como indicado na tabela a seguir).

Equipamento Consumo (Kw/h)
Chuveiro 5
Condicionador de ar (10.000 BTU) 1
Ferro de passar 1,2
Geladeira 0,1
Lâmpada incandescente (100W) 0,1
Lavadora de roupa (7L) 0,2
Microcomputador 0,12
Micro-ondas 1

3ª etapa

Com base no resultados da pesquisa, pergunte o que os alunos acham que poderia ser feito para reduzir o consumo de eletricidade em suas casas.
RECURSOS
DVD, câmera fotográfica, data Show, microfone, caixa de som, computador, internet, vídeo, mural da escola, textos informativos da Elektro;

AVALIAÇÂO:

A avaliação será contínua e diagnóstica durante o desenvolvimento do projeto. Organize uma discussão final com os alunos. Peça que exponham as ideias iniciais que eles tinham sobre o assunto (consumo e desperdício de energia elétrica), confrontando-as com as conclusões obtidas durante a realização da atividade. Analise os aspectos, levando em conta os conhecimentos adquiridos e as relações estabelecidas pelos alunos. Como reflexão discutiremos a importância do tema abordado, os resultados alcançados, como continuar o trabalho com os alunos e como levá-lo a seus familiares. Vamos comparar as contas de energia dos alunos expondo se houve mudanças ou não, do perfil de consumo, assim como dos hábitos e uso da energia.