terça-feira, 19 de julho de 2011

Atividade 2.11 Navegando pela Wikipédia e pelo Wikcionário

Eu já conhecia a Wikipédia, inclusive já utilizei-a em pesquisas.Tem tudo o que se procura.Ela é uma enciclopédia multilinque, online, livre e colaborativa, escrita internacionalmente por pessoas do mundo inteiro voluntariamente. E mais importante de tudo é que o leitor pode editar qualquer arquivo a sua maneira, sem correr o risco de “estragar” a Wikipédia, pois tudo o que for feito poderá ser desfeito e/ou corrigido depois,exceto os que estão protegidos pelos administradores.

O Wikcionário eu nunca havia utilizado, mas é uma ótima ferramenta pois apresenta verbetes interessantes.
Ao navegar pelo Wikcionário procurei alguns verbetes como, por exemplo, o nome de minha cidade e cidade vizinha Três Lagoas. Tive retorno nas duas pesquisas.
Há diversas maneiras de explorar o wikcionário:
Clicando em ‘páginas aleatórias” para acessar um arquivo por acaso;
Clicar em “mudanças recentes” para saber de alguma mudanças em verbetes;
Usando o campo “busca” para procurar alguma palavra ou termo; etc.
Em síntese, o Wikcionário é um dicionário universal de conteúdo livre.

Foi uma nova experência essa navegação, são dois sites distintos se assim posso denominar cada um com suas vantagens como tudo que tem na internet.A Wikipédia é uma enciclopédia virtual que tem como objetivo informar os usuários dos mais diferentes assuntos.Já o Wikcionário tem como objetivo descrever todas as palavras de todos os idiomas.

Atividade 2.10 Visitando a Wikipédia

A Wikipédia é um site que melhora os conhecimentos de uma forma surpreendentemente rápida e deslumbrante, é uma enciclopédia virtual. Sem contar com a comodidade que nos proporciona. Tudo o que se precisa, reunido num só lugar, permitindo ao leitor viajar, ou melhor, navegar, por vários assuntos de seu interesse, através de leituras mais dinâmicas entre outros. Onde o leitor cria páginas acerca de seus interesses, comentando páginas antigas e propondo páginas novas. Sempre encontrei respostas para minhas pesquisas. A Wikipédia, formada por pessoas interessadas em compartilhar informações de alta qualidade on-line, com respeito mútuo. É um trabalho colaborativo na Web, em expansão e aprimoramento, com os leitores. É de total importância que as pessoas tenham respeito por este trabalho, tendo em vista sua abrangência. É uma enciclopédia perfeita. Possui grande quantidade de informação, sobre os mais variados assuntos.

Atividade 2.9 Outra forma de registro: Um poster

Atividade 2.8 Registro digital da experiência - o hipertexto

Curso: Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as Tics
Cursista: Alice da Silva Saran
Tutora: Alesandra Aparecida de Melo Ribeiro.

Atividade 2.8: Registro Digital da Experiência – o hipertexto.

O presente experimento foi desenvolvido na escola Estadual Adilson Alves da Silva, na sala do 3º ano do ensino Fundamental, formada por 29 alunos. A atividade contou também com a colaboração da professora Ana Maria e Ana Flavia professora da sala de Tecnologia. Durante o desenvolvimento da atividade os alunos recorreram bastante às professoras a fim de obter informações que os auxiliassem no desenvolvimento da atividade proposta.
Essa atividade pode reforçar o conteúdo desenvolvido em sala de aula, levando-os a perceberem que existem outras formas de se obter conhecimento além da sala de aula e da participação continua do professor. Tive a oportunidade de observar o envolvimento dos alunos nesta atividade, desde o momento em que foi proposto até a apresentação final. Sabemos que os nossos alunos conhecem sobre informática, mas no momento em que tiveram que produzir um hiperlink sentiram um pouco de dificuldade, o mais importante é que um aluno deu suporte ao outro, então percebi que vale a pena propor aos nossos alunos atividades diferenciadas, pois todos tem essa capacidade de interar do assunto e até mesmo trocar experiências com seus colegas....
O envolvimento das crianças e a forma prazerosa como foi desenvolvida a atividade facilitou a aprendizagem. Foi notável ver os alunos com tanto empenho executando cada um, suas tarefas. Realmente uma aula diferente aguça a atenção e o empenho do alunado. A aula foi bastante proveitosa.
Pontos a constar no registro descritivo do projeto:

1- Descrição do projeto com seus objetivos: o principal objetivo do projeto foi conscientizar sobre que os animais têm uma importante presença em seu mundo cotidiano (desenhos animados, histórias, jogos) e, além disso, possuem um importante caráter de identificação de suas vivências pessoais e sociais. Visando orientar os alunos e despertá-los para conhecer a vida dos animais. Que são seres vivos de muita importância para o Planeta Terra e também para a vida do homem.

2- Características da turma em que foi experimentado: concretizamos a atividade na turma do 3º ano do Ensino Fundamental como o apoio da professora Ana Maria e a professora da sala de Tecnologia Ana Flávia.

3- Descrição de como se desenvolveu: foi bem proveitoso. Os alunos já possuem o hábito de lidar com computadores, facilitando o manuseio e a participação.

4- Resultados obtidos: tenho certeza de que os resultados foram os melhores possíveis, assimilando o auxílio do computador e da internet para a realização da atividade proposta.

5- Conclusões: como professora, a atividade foi bem interessante, pois nos ajudou a integrar a tecnologia no dia-a-dia de sala de aula, favorecendo a evolução dos alunos no aprendizado;

6- Bibliografia: Video you tube ”O sitio do Seu Lobato”.


Letra da música: http://www.qdivertido.com.br/cantigas.php
Atividade feita pelos alunos. CLIQUE AQUI.

Atividade 2.7 Atividade Prática Pedagógica

A atividade foi apresentada de forma clara e objetiva, sendo expostos o tema, os objetivos, a metodologia e os recursos que seriam utilizados para o desenvolvimento da tarefa. Os alunos ficaram motivados e reagiram de forma animada por tratar-se de uma atividade que envolvia o computador e a internet. A maioria não sabia o que era o hiperlink, mas após os esclarecimentos e a certeza de que poderiam contar com ajuda para criá-los, todos ficaram seguros e apressados para a ida a Sala de Tecnologia. Os alunos conheceram as possibilidades da utilização do hiperlink para o aprofundamento de seus conhecimentos e aplicação na atividade proposta.

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Atividade 2.6 Planejando uma atividade com hipertexto ou internet

Curso: Ensinando e Aprendendo com as TICs.
Cursista: Alice da Silva Saran
Tutora: Alesandra Aparecida de Melo Ribeiro.

Atividade 2.6 Planejando uma atividade com hipertexto ou internet

Escola: Estadual Adilson Alves da Silva Turma: 3º Ano A Turno: Matutino
Professora:Alice da Silva Saran e Ana Maria Quintino de Araujo.

Tema da Atividade: Os Animais do Sítio do seu Lobato.
Justificativa
Os animais têm uma importante presença em seu mundo cotidiano (desenhos animados, histórias, jogos) e, além disso, possuem um importante caráter de identificação de suas vivências pessoais e sociais.
Esta atividade visa orientar os alunos e despertá-los para conhecer a vida dos animais. Que são seres vivos de muita importância para o Planeta Terra e também para a vida do homem. Levar ao conhecimento do aluno que possuir um animal de estimação não é somente prender em casa o bichinho, que ele precisa de uma vida saudável e cuidados especiais. Conscientização da natureza, que os animais precisam dela e também de uma vida digna, alimentação saudável, abrigo adequado para darem continuação à espécie; o que vai trazer somente benefícios para a humanidade.
Objetivos :
• Identificar os diferentes tipos de animais;
• Conhecer os animais da fazenda;
• Conhecer os diversos animais apontando para sua diversidade (locais onde vivem sua alimentação, seus hábitos e outras peculiaridades relativas a cada espécie);
• Desenvolver a imaginação e a criatividade.
• Identificar os sons que os animais produzem.
• Desenvolver a percepção auditiva, visual.

Desenvolvimento:
Conversas informais sobre os animais.Imitar os sons dos animais (onomatopeia).
Cantar a música do Sítio do Seu Lobato. Apresentar o video do Sítio do Seu Lobato.
Atividade e brincadeiras sobre animais. Inserir links nos nomes dos animais.
Jogo da memória dos animais do Sítio do Seu Lobato.
Instrumentos utilizados:

- Folha xerocopiada com a letra da música;
- Vídeo do Sítio do Seu Lobato exibido no Data show na sala de Tecnologia;
- Digitação da letra da Música no Editor de textos BR Office
- Atividade com Hipertexto da música, com links que levam às figuras dos animais.
- Folha xerocopiada com o Jogo da Memória.
Considerando que os alunos gostam muito de música e de animais, resolvi trabalhar com a música: “O sítio de seu Lobato”.
Instrumentos utilizados:
- Folha xerocopiada com a letra da música;
- CD com a música;
- Link das figuras dos animais que são mencionados na música;
- Vídeo You Tube

PROCEDIMENTOS:
1° passo: Cantar com a turma a música;
2º passo: Colocar a música para ouvirem no rádio;
3° passo: Apresentar no computador a letra da música relacionando o nome aos animais utilizando-se dos links;
4º passo: Apresentar o vídeo. Abaixo segue hipertexto utilizado:


O SÍTIO DE SEU LOBATO

SEU LOBATO TINHA UM SÍTIO IA, IA, Ô!
E NO SEU SÍTIO TINHA UM CACHORRINHO, IA, IA, Ô!
ERA AU, AU, AU PRA CÁ ERA AU, AU, AU PRA LÁ
ERA AU, AU, AU, PRA TODO LADO, IA, IA, Ô!

SEU LOBATO TINHA UM SÍTIO IA, IA, Ô!
E NO SEU SÍTIO TINHA UMA VAQUINHA, IA, IA, Ô!
ERA MU, MU, MU, PRA CÁ ERA MU, MU, MU, PRA LÁ
ERA MU, MU, MU, PRA TODO LADO, IA, IA, Ô!

SEU LOBATO TINHA UM SÍTIO IA, IA, Ô!
E NO SEU SÍTIO TINHA UM GATINHO, IA, IA, Ô!
ERA MIAU, MIUA, PRA CÁ ERA MIAU, MIAU, PRA LÁ
ERA MIAU, MIAU, PRA TODO LADO, IA, IA, Ô!

SEU LOBATO TINHA UM SÍTIO IA, IA, Ô!
E NO SEU SÍTIO TINHA UM PORQUINHO, IA, IA, Ô!
ERA ÒINC, ÓINC, ÓINC PRA CÁ ERA ÒINC, ÓINC, ÓINC PRA LÁ
ERA ÒINC, ÓINC, ÓINC PRA TODO LADO, IA, IA, Ô!

SEU LOBATO TINHA UM SÍTIO IA, IA, Ô!
E NO SEU SÍTIO TINHA UM CARNEIRINHO, IA, IA, Ô!
ERA MÉE, MÉE, MÉE PRA CÁ ERA MÉE, MÉE, MÉE PRA LÁ
ERA MÉE, MÉE, MÉE PRA TODO LADO, IA, IA,Ô!

SEU LOBATO TINHA UM SÍTIO IA, IA, Ô!
E NO SEU SÍTIO TINHA UM PINTINHO, IA, IA, Ô!
ERA PIU, PIU, PIU PRA CÁ ERA PIU, PIU, PIU PRA LÁ
ERA PIU, PIU, PIU, PRA TODO LADO, IA, IA,Ô!

SEU LOBATO TINHA UM SÍTIO IA, IA, Ô!
E NO SEU SÍTIO TINHA UM CAVALINHO, IA, IA, Ô!
ERA IHIH, IHIH, IHIH PRA CÁ ERA IHIH, IHIH, IHIH PRA LÁ
ERA IHIH, IHIH, PRA TODO LADO, IA, IA,Ô! IA, IA, Ô IA, IA,Ô!

Assista o Video do you tube ”O sitio do Seu Lobato”.



Avaliação:
A avaliação deve buscar entender o processo de cada criança e a significação que cada trabalho comporta. A observação do grupo, além de diária e constante, deve fazer parte de uma atitude sistemática do professor dentro do seu espaço de trabalho. Levando em conta o interesse e a participação.

Comentário feito por mim postado no Fórum.

Enviada em Jul 19 2011 01:13:18:000PM
________________________________________

Olá Adriana, Marta e Lucimar. Gostei muito da elaboração do projeto de vocês. Este projeto promove uma reflexão sobre uma das questões básicas da nossa sociedade: a conscientização dos animais em nosso ambiente e estimula a preservação dos mesmos, desenvolvendo o conhecimento, o raciocínio e a criatividade dos alunos nessa faixa etária. Estabelecendo conceitos básicos da preservação e consciência ecológica e respeito à natureza e animais. Vou citar apenas uma sugestão de Rotina que poderia ser acrescentada ao projeto: Os animais. Durante a realização do projeto poderá ser realizado uma leitura compartilhada de uma história envolvendo animais. Além de ser um assunto que desperta interesse e curiosidade dos alunos, o mesmo, será trabalhado através de estratégias lúdicas e prazerosas, fazendo com que os alunos sejam os protagonistas da construção deste projeto. Um abraço. Alice.